Home/ Destaques/ GOVERNO QUER..

GOVERNO APOSTA EM MAIS ACIDENTES E MORTES NO AMBIENTE DE TRABALHO!
Por Suely Torres
 
GovapostanosAcidentes
(Foto: Paulo Rogrio "Neguita")
 
Rogrio Marinho, secretrio especial de Trabalho e Previdência do Ministrio da Economia, afirmou no dia 9 de maio que as chamadas Normas Regulamentadoras (NR’s) de segurança e sade no trabalho vão passar por um “amplo processo de modernização”. 
 
De acordo com ele, toda a normatização na rea de sade e segurança no trabalho est sendo revista, com foco na desregulamentação, na simplificação e na desburocratização. Ele avaliou que as regras atuais prejudicam a produtividade das empresas. 
 
“Hoje, h custos absurdos em função de uma normatização absolutamente bizantina, anacrônica e hostil”, disse Marinho, que acrescentou, ainda, que trazer investimentos para o Brasil requer um ambiente “propcio, acolhedor e saudvel para quem vai empreender”. 
 
“Saudvel para os empresrios, mas, mortfero para os trabalhadores e trabalhadoras? Aonde esse governo quer chegar com esse tipo de raciocnio? No que ele pretende transformar o trabalhador brasileiro? Essa proposta significa aumentar o nmero de acidentes e de mortes dos trabalhadores. E, sem dvidas, ns vamos lutar at o fim para evitar esse retrocesso no Brasil. ” Diz Chiquinho Pereira, presidente do nosso Sindicato. 
 
MAS O QUE SERÁ REVISTO PELO GOVERNO? 
 
De acordo com o Ministrio da Economia, todas as NR’s serão revistas e “modernizadas”. A primeira norma a ser revista ser a Norma Regulamentadora Nmero 12 (NR-12) – que trata da proteção em mquinas e equipamentos, abrangendo desde padarias at fornos siderrgicos. A previsão do governo de que essa alteração seja entregue em junho. 
 
A luta do nosso Sindicato para construir e defender a NR 12 vem desde a dcada de 1970, fruto da indignação provocada pelo alto ndice de acidentes, onde companheiros e companheiras eram vtimas dos acidentes que ocorriam nos ambientes de trabalho, tendo como sequela as mutilações. E esse governo pode ter a certeza de que essa triste situação não ir atingir novamente os trabalhadores da nossa categoria. A luta vai ser grande e perversa, mas ns estamos preparados. 
 
“H mais de 30 anos que o nosso Sindicato tem enfrentado governos, o Congresso Nacional e os patrões para construir e defender a manutenção da NR 12, com o objetivo de garantir a proteção em Mquinas e Equipamentos, para evitar os acidentes de trabalho e as mutilações. Ns nunca iremos esquecer os inmeros homens, mulheres, jovens e at crianças que perderam seus dedos, mãos e at braços por falta de segurança nas mquinas e equipamentos. Aqui não! Estamos preparados e, seja qual for o governo, vamos lutar para garantir a sade e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa categoria. ” Afirma Chiquinho Pereira.