Home/ Noticias/ HIV - PREVENÇÃO

ÍNDICE DE CONTRAÇÃO DO VÍRUS HPV, ENTRE OS JOVENS, É...

ÍNDICE DE CONTRAÇÃO DO VÍRUS HPV, ENTRE OS JOVENS, É ALTO E VACINAÇÃO É INDISPENSÁVEL
 
PREVENCAOHIV
(Foto: Internet)
 
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em todas as capitais brasileiras, 54,6% dos Brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com o papilomavírus humano (HPV). Dentro desse número, 38,4% são pessoas em risco de desenvolver câncer.
 
O HPV é um vírus capaz de causar infecções na pele e mucosas. Entre elas, as verrugas de pele, verrugas genitais e a papilomatose respiratória. Além disso, ainda há o risco de contrair câncer de colo de útero, garganta e ânus. O Ministério da Saúde vem alertando a população e promovendo Campanhas de conscientização sobre o vírus e a necessidade de se prevenir através da vacina. Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, “Muitos pais acham que a vacina vai estimular os filhos a ter uma vida sexual precoce, mas ela previne o aparecimento de doenças.
 
Tem muita gente do público-alvo que ainda falta tomar. Essa é nossa preocupação” O Ministério da Saúde orienta que você procure a Unidade de Saúde mais próxima de você para averiguar quais os critérios para que seu filho ou sua filha possam receber a vacina. A responsabilidade de alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados é de todos. Estimular as campanhas é um começo e permite que haja um diálogo cada vez mais intenso sobre uma questão tão séria, ainda mais se tratando da nossa saúde.