Home/ Noticias/ Trabalho Informal

LAMENTAVELMENTE O EMPREGO INFORMAL CRESCE DE...

LAMENTAVELMENTE O EMPREGO INFORMAL CRESCE DE MANEIRA ACELERADA NO PAÍS!

Por Suely Torres

TrabInformal

O Trabalho Informal é aquele exercido por trabalhadores que não possuem vínculos com uma empresa, não obtendo, portanto, direito aos benefícios e proteções sociais; ou que estão em empresas registradas ilegalmente. Esse tipo de trabalho é desvantajoso tanto para o Estado quanto para o trabalhador, que não tem direitos como, por exemplo, ao FGTS, Férias, 13º Salário, Aposentadoria (no caso de não contribuir com o INSS), ou seja, ele não tem qualquer proteção social ou trabalhista.

No entanto, parece que o governo e as elites brasileiras apostam e acreditam que a saída para o desemprego galopante não é o desenvolvimento sustentável, o investimento em infraestrutura, o desenvolvimento industrial, científico ou a tecnologia nacional. O negócio mesmo é entregar o país e as suas riquezas ao capital internacional, de preferência aos Estados Unidos e viver das “gordas migalhas” do império americano.

Enquanto Bolsonaro põe o Brasil à venda, liquidando a indústria, setores estratégicos e riquezas naturais que custarão caro para todos nós no futuro próximo, como o petróleo, dados da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no final de agosto, apontam o acelerado crescimento de 41,3% do trabalho informal, entre a população ocupada, que já atinge 38.683 milhões de brasileiros. Isso quer dizer que, quase 40 milhões de trabalhadores brasileiros estão sobrevivendo como podem e à própria sorte!