Home/ Noticias/ Rejeição da reforma na CAS amplia chances de vitória sindical

Rejeição da reforma na CAS amplia chances de vitória...

Rejeição da reforma na CAS amplia chances de vitória sindical

Matéria publicada no site da Agência Sindical - 20/06/2017

Vitória dos trabalhadores, derrota do governo. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou nesta terça (20), por 10 votos a 9, o relatório da reforma trabalhista elaborado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que reproduzia o texto aprovado pela Câmara.

 
Com a rejeição do relatório de Ferraço, a presidente da CAS, Marta Suplicy (PMDB-SP), pôs em votação relatório de Paulo Paim (PT-RS) vetando o texto de Ferraço – que foi aprovado de forma simbólica. Mas a tramitação da reforma ainda passa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário, que poderá votá-la entre os dias 4 e 5 de julho.
 

 

O texto já havia sido aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Dia 13, o relator leu parecer favorável à aprovação da reforma e rejeitou todas as emendas ao texto, mantendo o teor do projeto aprovado na Câmara.
 
Diap - Para o diretor do Diap Antônio Augusto de Queiroz, a derrota do governo significa “uma injeção de ânimo no movimento sindical, que estava um pouco desanimado frente à perspectiva de placar adverso na Comissão de Assuntos Sociais”. “Essa reviravolta mostra que os senadores estão permeáveis ao desgaste do governo, principalmente quando se aproxima o período eleitoral. Está cada vez mais claro que um governo com tamanha ilegitimidade não tem como conduzir reformas tão profundas”, avalia Toninho. 
 
O diretor do Diap avalia que a vitória reforçará a mobilização sindical nas bases e também nas lutas unitárias. “As chances do projeto retornar à Câmara dos Deputados aumentaram fortemente”, ele avalia.
 
Pressão - Logo após a votação na CAS, a Agência Sindical ouviu Lourival Figueiredo Melo, presidente da Feaac no Estado de SP e secretário-geral da CNTC. A ação que resultou em vitória na CAS, segundo ele, precisa prosseguir. “Mais do que nunca, devemos dialogar com os senadores e mostrar em suas bases eleitorais o nosso descontentamento”, afirma.
 
Há meses, a CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) mantém equipe técnica em contato diário com os senadores ou suas assessorias. A entidade também orienta e municia seus filiados no corpo a corpo com senadores em suas bases. “Avançamos. Mas é preciso afinar esse trabalho, expor nossas posições e dialogar”, recomenda Lourival.
 
O secretário-geral da CNTC elogia o senador Paulo Paim. Ele diz: “Paim tem sido um soldado incansável da nossa causa. Sabe ser firme na defesa de princípios, mas também se mostrar flexível na hora de dialogar e negociar”.