Home/ Noticias/ A NOSSA CAMPANHA SALARIAL E A NOVA LEI TRABALHISTA!

A NOSSA CAMPANHA SALARIAL E A NOVA LEI TRABALHISTA!

A NOSSA CAMPANHA SALARIAL E A NOVA LEI TRABALHISTA!
Por Suely Torres
 
Orquestrada e bancada pelos empresários, o governo federal apresentou a Reforma Trabalhista para a população como uma das maiores maravilhas do mundo. Ela era necessária porque iria, segundo o governo, fazer modificações na Lei Trabalhista capazes de criar empregos, modernizar as relações de trabalho, trazer segurança jurídica e garantir os direitos dos trabalhadores.
 
O nosso Sindicato, desde que tomou conhecimento do conteúdo da proposta da Reforma Trabalhista do governo, se posicionou contra e foi à luta alertando os trabalhadores sobre os prejuízos que essa proposta causaria para eles e suas famílias. 
 
E desde então, o nosso Sindicato também tem alertado a categoria da necessidade de nos prepararmos, pois os patrões iriam se aproveitar da nova Lei, sendo mais ofensivos em retirar direitos e conquistas, nessa Campanha Salarial. E foi exatamente isso que ocorreu. 
 
Além de apresentarem uma proposta de reajuste insignificante, os empresários, através do sindicato patronal, queriam reduzir o Piso Salarial para os trabalhadores em período de experiência (Piso diferenciado), mexer
na Homologação, retirar da Convenção Coletiva o item que trata da CIPA, congelar o valor da PLR e do abono do Dia do Padeiro e diminuir o horário de almoço para 30 minutos. Pasmem, mas todas essas propostas dos patrões, infelizmente, têm amparo legal, pois estão na Nova Lei Trabalhista.
 
Porém, o nosso Sindicato apresentou inúmeros argumentos e mostrou para os patrões que era impossível os trabalhadores concordarem com as propostas apresentadas, pois eles já não têm como perder mais direitos. Eles estão perdendo, ano após ano, direitos e conquistas que estavam garantidos há décadas e, portanto, não têm mais condições de perder mais nada.
 
Depois de muita luta, conseguimos com que a Homologação continuasse sendo realizada dentro do nosso Sindicato; manter o horário de almoço em uma (1) hora; manter o Piso Salarial unificado; reajustar o valor da PLR e do Dia do Padeiro e um reajuste nas outras cláusulas econômicas acima da inflação. Ou seja, conseguimos fazer com que os patrões recuassem e não aplicassem a famigerada Lei Trabalhista, a qual se encontra em vigor desde o dia 11 de novembro.
 
Mas o objetivo dessa nova Lei ou a famigerada Reforma Trabalhista, não é apenas retirar direitos para garantir os lucros do capital. Ela tem como objetivo, também, destruir uma das principais organizações dos trabalhadores, que são os sindicatos.
 
Ora, o sindicato é o principal órgão de defesa dos interesses dos trabalhadores que atua de forma coletiva e democrática, tendo o importante papel de lutar e garantir os direitos da categoria que representa na relação capital e trabalho. Sem o Sindicato, o trabalhador ficará desprotegido, servindo de joguete nas mãos dos patrões que irão pressionar seus funcionários para aceitar o que for imposto por eles. É como uma luta entre uma formiga e um elefante: não há chance para o mais fraco.
 
O objetivo do Sindicato, além dos já expostos, é ressaltar as principais perdas de direitos que a nova Lei Trabalhista causará aos trabalhadores. Além disso, alertar toda categoria para necessidade de fortalecer o nosso Sindicato se associando, participando das nossas atividades e lutando, pois os nossos direitos, adquiridos há décadas, irão ser destruídos e vamos sofrer tempos difíceis e o futuro é incerto.
 
Para que os trabalhadores da nossa categoria tenham uma ideia do que se trata essa nova Lei, citamos abaixo alguns direitos que estão ameaçados e outros itens da Lei que só irão prejudicar, ainda mais, a relação de trabalho da nossa categoria.
 
reformasoquemuda