Home/ Noticias/ Governo apresenta novo texto...

GOVERNO APRESENTA NOVO TEXTO PARA...

GOVERNO APRESENTA NOVO TEXTO PARA APROVAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Por Suely Torres
 
Para conseguir o apoio do Legislativo para aprovar a Reforma da Previdência, o governo Temer apresentou uma proposta mais enxuta e com alterações em alguns tpicos. H  quase um ano em debate no Congresso, a pro posta para as novas regras de aposentadoria no pas alvo de crticas de inmeros setores da sociedade e dos trabalhadores.
 
Segundo a proposta divulgada pelo relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS/BA), as idades mnimas para aposentadoria serão de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com exceção para professores que ser de 60 anos para homens e mulheres e para os policiais que ser de 55 anos para ambos os sexos.
 
No novo texto, o tempo mnimo de contribuição para requerer a aposentadoria de 15 anos para os trabalhadores do Regime Geral (quem contribui pelo INSS), ante os 25 anos previstos na proposta anterior apresentada pelo governo, a qual havia sido aprovada na Comissão Especial da Câmara. Para os funcionrios pblicos, o tempo mnimo de contribuição ser de 25 anos, mantendo o apresentado na proposta original.
 
No Regime Geral, o trabalhador que contribuir pelo perodo mnimo de 15 anos receber 60% da aposentadoria. E no caso dos servidores pblicos, quem completar 25 anos de contribuição ter direito a 70% do benefcio.
 
A nova proposta tambm retira do texto as mudanças relativas ao Benefcio de Prestação Continuada (BPC) e nas aposentadorias de pequenos produtores rurais. O documento apresentado pelo relator ressalta ainda que
foi mantida na nova proposta a “unicidade de tratamento entre servidores pblicos e demais empregado”, o que reforça o discurso do governo de que a reforma vem para acabar com os privilgios.
 
Alis, seria de bom grado que o governo Temer ao falar dos privilgios dos servidores desse nomes aos bois, j que do conhecimento da sociedade que apenas uma casta do funcionalismo brasileiro têm não s enormes privilgios como tambm salrios exorbitantes, em contra partida, a maioria dos funcionrios pblicos, aqueles que estão na base do atendimento população têm salrios baixos e poucos direitos. Portanto, injusto dizer que todos os funcionrios pblicos desse pas são marajs.
 
Pela regras atuais, para se aposentar por idade preciso ter 65 anos, para os homens e 60 anos, para as mulheres e ter, no mnimo, 15 anos de contribuição. Contudo, possvel, tambm, se aposentar por tempo de contribuição, com 35 anos de pagamentos ao INSS, para os homens e de 30 anos de pagamentos, para as mulheres, e não precisa de idade mnima.Alm disso, possvel se aposentar ainda ao atingir, na soma da idade com o tempo de contribuição, 85 pontos, para as mulheres, e 95 pontos para os homens.