Home/ Noticias/ TRABALHADORES DA KI PÃO CRUZAM OS BRAÇOS POR FALTA DE PAGAMENTOS

TRABALHADORES DA KI PÃO CRUZAM OS...

TRABALHADORES DA KI PÃO CRUZAM OS BRAÇOS POR FALTA DE PAGAMENTOS

Por Suely Torres

 

kipao

(Foto: Paulo Rogério "Neguita)

 

Em dezembro do ano passado, o nosso Sindicato se deparou com uma situação inusitada: a empresa Ki Pão, da cidade de Mauá, no ABC, não havia realizado o pagamento de vários direitos dos seus funcionários e, por conta desse abuso, não restou alternativa aos trabalhadores a não ser realizar uma paralisação, como forma de luta em busca dos seus direitos.

No dia 21 de dezembro do ano passado, praticamente véspera do natal, a empresa não havia pago o valor do abono do Dia do Padeiro (em junho), o valor da PLR (março e maio), o 13º Salário, a Cesta Básica e o valedos meses de novembro e dezembro. Ou seja, a empresa não estava cumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho e fazendo os funcionários de escravos.

Ao tomar conhecimento desses fatos, o nosso Sindicato foi debater com os trabalhadores as medidas cabíveis para que os pagamentos fossem realizados de forma imediata e, diante do exposto, os trabalhadores votaram pela paralisação, pressionando a empresa, a qual foi obrigada a cumprir a CCT, e pagou os valores devidos aos seus funcionários.

“Essa foi uma demonstração de luta que esses trabalhadores deram. Sem a mobilização e a consciência em enfrentar os abusos desses patrões, não teríamos conseguido essa vitória. Portanto, mais uma vez, o nosso Sindicato mostra à categoria que só com o fortalecimento da entidade de classe é possível derrotar os desmandos das empresas e fortalecer os direitos.” Disse Pedro Pereira, vice-presidente do nosso Sindicato.