Home/ Noticias/ 5º CIPAO

5º CIPÃO DEBATE SEGURANÇA, SAÚDE E A ...

5º CIPÃO DEBATE SEGURANÇA, SAÚDE E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS TRABALHADORES!
Por Suely Torres
 
5cipao1
(Fotos: Paulo Rogério "Neguita")
 
O nosso Sindicato realizou na quinta-feira, dia 19/07, o 5º Encontro de Membros de CIPA’s (5º CIPÃO), onde participaram cerca de 200 cipeiros representando os trabalhadores de diversas empresas do setor, que no final do evento receberam os certificados.
 
A Programação contou com três (3) Temas: “O Papel do Cipeiro - Elo entre o Sindicato e os Trabalhadores”, abordado pelo Professor Erledes Elias da Silveira; “NR-12, Fundamental na Prevenção Contra os Acidentes de Trabalho”, apresentado pelo Auditor do Trabalho e Membro da Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT NR-12), Ricardo Silveira Rosa e “A Importância do Cipeiro desenvolvendo suas atividades Politicamente”, tema que foi apresentado pelo Publicitário, Documentarista e Assistente Social, Tarcísio Tadeu.
 
5cipao2
 
No Ato de Abertura, Pedro Pereira, presidente interino do nosso Sindicato, disse que a prevenção dos acidentes nos locais de trabalho é uma constante batalha da entidade, pois, ao longo dos anos, muitos trabalhadores da categoria foram vitimados, tendo como consequência as inúmeras mutilações e, portanto, muitos prejuízos para esses trabalhadores e para suas famílias.
Convidado para o Ato de Abertura, Chiquinho Pereira, presidente do nosso Sindicato licenciado, em sua saudação aos participantes fez questão de lembrar a dura luta que a categoria tem realizado ao longo dos anos. “É inaceitável que mesmo diante de uma situação tão grave, o Congresso Nacional, pressionado pelos empresários, tente acabar com a Norma Regulamentadora Número 12 (NR-12), a qual garante a obrigatoriedade dos dispositivos de segurança em Máquinas e Equipamentos, fundamental na prevenção dos acidentes. Essa visão da maioria dos parlamentares brasileiros chega a ser desumana e isso é lamentável.” Diz o líder dos trabalhadores.
 
cipao6
 
 
O Professor Erledes da Silveira ressaltou a responsabilidade do Cipeiro no processo de orientar os companheiros nos locais de trabalho para conscientizar sobre os cuidados de cada um na prevenção. Além disso, o professor abordou que o cipeiro deve interagir constantemente com o Sindicato, apontando as falhas que possam existir dentro das empresas, pois, só desta forma, a entidade poderá agir e tomar as providências e combater os acidentes.
 
5cipao4
 
O Auditor do Trabalho, Ricardo Rosa explicou todo o processo necessário para que as máquinas e equipamentos se tornem mais seguros, alertando os participantes sobre os dispositivos de segurança necessários para cada máquina e equipamento e ressaltou, principalmente, a importância da manutenção da NR-12, pois é essa Norma que obriga os patrões a terem em suas empresas os equipamentos seguros para os funcionários exercerem suas funções sem correr riscos.
 
cipao7
 
O Publicitário e Documentarista Tarcísio Tadeu abordou que, além do papel de fiscalizador e orientador, o cipeiro, assim como todos os trabalhadores, precisam compreender que para combater essa política neoliberal, que tem como consequência o aumento do gás, da luz, da moradia, do transporte público, do desemprego e a desesperança no futuro passa, fundamentalmente, pela mudança na composição do atual Congresso Nacional, e isso só será possível se o trabalhador tomar consciência e se colocar como protagonista nessas eleições, se apresentando como candidato e ou elegendo candidatos que de fato representem nossas aspirações e necessidades.
 
5cipao3
 
5cipao8