Home/ Destaques/ 5 CIPO

5 CIPÃO DEBATE SEGURANÇA, SAÚDE E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS TRABALHADORES!
Por Suely Torres
 
5cipao1
(Fotos: Paulo Rogrio "Neguita")
 
O nosso Sindicato realizou na quinta-feira, dia 19/07, o 5 Encontro de Membros de CIPA’s (5 CIPÃO), onde participaram cerca de 200 cipeiros representando os trabalhadores de diversas empresas do setor, que no final do evento receberam os certificados.
 
A Programação contou com três (3) Temas: “O Papel do Cipeiro - Elo entre o Sindicato e os Trabalhadores”, abordado pelo Professor Erledes Elias da Silveira; “NR-12, Fundamental na Prevenção Contra os Acidentes de Trabalho”, apresentado pelo Auditor do Trabalho e Membro da Comissão Nacional Tripartite Temtica (CNTT NR-12), Ricardo Silveira Rosa e “A Importância do Cipeiro desenvolvendo suas atividades Politicamente”, tema que foi apresentado pelo Publicitrio, Documentarista e Assistente Social, Tarcsio Tadeu.
 
5cipao2
 
No Ato de Abertura, Pedro Pereira, presidente interino do nosso Sindicato, disse que a prevenção dos acidentes nos locais de trabalho uma constante batalha da entidade, pois, ao longo dos anos, muitos trabalhadores da categoria foram vitimados, tendo como consequência as inmeras mutilações e, portanto, muitos prejuzos para esses trabalhadores e para suas famlias.
Convidado para o Ato de Abertura, Chiquinho Pereira, presidente do nosso Sindicato licenciado, em sua saudação aos participantes fez questão de lembrar a dura luta que a categoria tem realizado ao longo dos anos. “ inaceitvel que mesmo diante de uma situação tão grave, o Congresso Nacional, pressionado pelos empresrios, tente acabar com a Norma Regulamentadora Nmero 12 (NR-12), a qual garante a obrigatoriedade dos dispositivos de segurança em Mquinas e Equipamentos, fundamental na prevenção dos acidentes. Essa visão da maioria dos parlamentares brasileiros chega a ser desumana e isso lamentvel.” Diz o lder dos trabalhadores.
 
cipao6
 
 
O Professor Erledes da Silveira ressaltou a responsabilidade do Cipeiro no processo de orientar os companheiros nos locais de trabalho para conscientizar sobre os cuidados de cada um na prevenção. Alm disso, o professor abordou que o cipeiro deve interagir constantemente com o Sindicato, apontando as falhas que possam existir dentro das empresas, pois, s desta forma, a entidade poder agir e tomar as providências e combater os acidentes.
 
5cipao4
 
O Auditor do Trabalho, Ricardo Rosa explicou todo o processo necessrio para que as mquinas e equipamentos se tornem mais seguros, alertando os participantes sobre os dispositivos de segurança necessrios para cada mquina e equipamento e ressaltou, principalmente, a importância da manutenção da NR-12, pois essa Norma que obriga os patrões a terem em suas empresas os equipamentos seguros para os funcionrios exercerem suas funções sem correr riscos.
 
cipao7
 
O Publicitrio e Documentarista Tarcsio Tadeu abordou que, alm do papel de fiscalizador e orientador, o cipeiro, assim como todos os trabalhadores, precisam compreender que para combater essa poltica neoliberal, que tem como consequência o aumento do gs, da luz, da moradia, do transporte pblico, do desemprego e a desesperança no futuro passa, fundamentalmente, pela mudança na composição do atual Congresso Nacional, e isso s ser possvel se o trabalhador tomar consciência e se colocar como protagonista nessas eleições, se apresentando como candidato e ou elegendo candidatos que de fato representem nossas aspirações e necessidades.
 
5cipao3
 
5cipao8