TRABALHADORES DA KI PÃO CRUZAM OS BRAÇOS POR FALTA DE PAGAMENTOS
Por Suely Torres
(Foto: Paulo Rogério "Neguita)
Em dezembro do ano passado, o nosso Sindicato se deparou com uma situação inusitada: a empresa Ki Pão, da cidade de Mauá, no ABC, não havia realizado o pagamento de vários direitos dos seus funcionários e, por conta desse abuso, não restou alternativa aos trabalhadores a não ser realizar uma paralisação, como forma de luta em busca dos seus direitos.
No dia 21 de dezembro do ano passado, praticamente véspera do natal, a empresa não havia pago o valor do abono do Dia do Padeiro (em junho), o valor da PLR (março e maio), o 13º Salário, a Cesta Básica e o valedos meses de novembro e dezembro. Ou seja, a empresa não estava cumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho e fazendo os funcionários de escravos.
Ao tomar conhecimento desses fatos, o nosso Sindicato foi debater com os trabalhadores as medidas cabíveis para que os pagamentos fossem realizados de forma imediata e, diante do exposto, os trabalhadores votaram pela paralisação, pressionando a empresa, a qual foi obrigada a cumprir a CCT, e pagou os valores devidos aos seus funcionários.
Essa foi uma demonstração de luta que esses trabalhadores deram. Sem a mobilização e a consciência em enfrentar os abusos desses patrões, não teríamos conseguido essa vitória. Portanto, mais uma vez, o nosso Sindicato mostra à categoria que só com o fortalecimento da entidade de classe é possível derrotar os desmandos das empresas e fortalecer os direitos. Disse Pedro Pereira, vice-presidente do nosso Sindicato.